Não é uma matéria escolar, é parte de nós; não está só na sala de aula, está em todo lugar. Nós falamos, pensamos e sentimos em Língua Portuguesa. Logo, quanto mais soubermos sobre ela, melhor nos sairemos em todos os setores de nossas vidas.
Falar de mim? Complicado. Sou uma e sou tantas... Mas vamos lá! Começando pela carreira acadêmica: sou formada em Letras Vernáculas e Clássicas (sim, fiz latim!); cursei uma segunda graduação em Letras Estrangeiras Modernas – Língua Espanhola (mais quatro anos de Letras!). Tenho especialização em Educação e mestrado em Estudos da Linguagem – Ensino de Leitura Literária. E mesmo assim, ainda sei tão pouco! Agora estou no último semestre do doutorado em Ensino de Leitura e só isso já é um imenso desafio atual. Também sou autora de trabalhos publicados, literários ou científicos, entre eles poemas, haicais, artigos e o livro “Literatura em jogo” (Ed. Pontes, 2020), do qual tenho muito orgulho.
Ler, ir ao cinema e ao teatro e viajar são minhas atividades favoritas. Sou apaixonada pelo conhecimento. Aprendo com as pessoas, as leituras, as artes, os animais, as viagens... De tudo, busco tirar o melhor para meu crescimento. Acredito no respeito sempre, no equilíbrio e na empatia como estilo de vida. O mundo não é raso como alguns querem crer, a riqueza da diversidade é o que nos faz humanos, por isso passo longe de extremismos.
Estou na docência há 16 anos, mas não me contento com “é assim mesmo”, preciso hoje fazer melhor do que fiz ontem e sei que sempre posso melhorar. Tenho um estilo próprio e não me importo em romper certas convenções e padrões quando necessário. Adoro criar! Sou sempre eu mesma, embora saiba me adequar a diferentes contextos, porque isso é importante.
Meu combustível é a utopia. Sou professora, mãe, esposa, amiga, filha. Enfim, sou mulher. Sou profissional e artista; cientista e poeta; faço muitas coisas e amo o que faço, por isso faço o melhor que posso.